Veja aqui posicionamentos, notícias e releases oficiais do SPA Quântico Shalon.

  • Saúde da Mulher: beleza e longevidade de dentro para fora

    A busca pela beleza e a fonte da juventude vem desde os tempos mais antigos, quando as mulheres utilizavam recursos da natureza para acentuar sua beleza facial e corporal. Com poucos recursos, contavam com a sorte, a benevolência da genética e alguns cuidados diários de higiene pessoal.

    Nessa época e há pouco tempo, todas eram “vítimas” da genética. A herança de genes de doenças e caracteres desfavoráveis não podia ser alterada, independente do que era feito. Para as desafortunadas, restava apenas aceitar ou recorrer a tratamentos estéticos – imprevisíveis e nem sempre duradouros - e cirurgias plásticas.

    Nos últimos 10 anos, para aperfeiçoar as respostas desses tratamentos externos, a estética se aliou a genética com a adoção de terapias oferecidas pela medicina integrativa, ortomolecular e epigenética. É o resultado da busca da ciência pela beleza e longevidade saudável com resultados mais eficazes, otimizados e duradouros.

    A base da Medicina Epigenômica, por exemplo, são os testes genéticos. Simples, rápidos, relativamente baratos e indolores, esses exames são realizados a partir de uma amostra do fio de cabelo ou de um raspado da mucosa bucal. Com o resultado, é possível identificar os alimentos incompatíveis, a área da saúde mais afetada por eles, tais como estresse, metabolismo, sono, hidratação e energia, além de mapear as necessidades individuais de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos.

    Ao conhecer esses fatores epigenéticos, pode-se determinar a estratégia de tratamento, acordar os genes da saúde e adormecer os da doença, direcionar e otimizar os resultados dos procedimentos estéticos e, consequentemente, desfrutar de todos os benefícios que a genética pode proporcionar - saúde, beleza, bem-estar e longevidade.

    Essas terapias podem atuar diretamente no rejuvenescimento, emagrecimento, manchas, lesões de pele, alergias, acne, queda de cabelo, gordura localizada, celulite, flacidez, alterações nas unhas e até rejuvenescimento ginecológico, com a melhora estética e de sintomas como perda urinária, flacidez e tônus muscular.

    Esse é o conceito europeu e o futuro da saúde estética. A personalização do tratamento e a incorporação dos procedimentos na rotina diária, facilitando sua execução e colaborando para a construção de uma estética com saúde e longevidade, a curto e longo prazos.

    Palestra: Saúde e Beleza da Mulher

    Evento criado para esclarecer com mais detalhes os benefícios dos tratamentos estéticos aliados a medicina epigenética.

    Data: 24/05
    Horário: 10h
    Onde: Spa Quântico Shalon
    Endereço:
    Av. Imperatriz Dona Tereza Cristina, 744, Jardim Paraíso, Campinas (SP)
    Inscrições: (19) 3258-8608/3258-8653

    Temas:
    10h - Saúde da Mulher - Dra Elizete Kaffer
    11h30 - Neuropsicologia do Visagismo - Neuropsicóloga Jacqueline
    13h - Fisioterapia uroginecologica - Fisioterapeuta Bruna
    14h - Rejuvenescimento Uroginecológico - Dra Renata Lanzone

  • Revista Chekit: Seu cabelo reflete a sua saúde

    Desde a antiguidade, o cabelo é considerado um marcador de saúde e doença do corpo. Supervalorizado pelas mulheres, também está entre as preocupações estéticas de muitos homens. Nos países orientais, a saúde capilar é sinal de longevidade e qualidade de vida. Na China, a força e vitalidade dos cabelos esta lingada a força, essência e sangue dos pulmões, rins e fígado. No passado, alterações capilares eram indicativas de lepra e o tratamento era “cortar o mal pela raiz”.

    Segundo a Dra. Elizete Kaffer, médica dermatologista, tricologista e terapeuta quântica, diretora do Instituto Shalon de Ensino e Pesquisa e consultora do Spa Quântico Shalon, o cabelo funciona como uma reserva metabólica e um termômetro da saúde geral do corpo. Por ser um órgão menos vital, quando ocorre uma intoxicação, inflamação , infecçao ou alergia há um desequilíbrio nutricional, metabólico e hormonal redirecionando os nutrientes dos órgãos menos vitais - cabelo, pele e unhas para os mais vitais – cérebro, coração, rins pulmões etc. Se o corpo possui uma saúde excelente e reservas metabólicas ótimas e o fator agressor e leve e por curto intervalo de tempo, este reequilíbrio e conseguido sem a depleção e alterações capilares. Caso contrario, independente do foco de origem do fator agressor ( digestivo, respiratório, dental etc ) podem ocorrer alterações capilares de cor, volume, alteração de estrutura , frizz, maciez, diminuição de crescimento, quebra, queda como como único sintoma dessas alterações metabólicas. Por isso existem mais de 2500 causas de alterações capilares. Como uma febre, a queda de cabelo e um sintoma e deve ser tratada com o diagnostico e tratamento da causa do distúrbio metabólico para que ocorra cura clinica definitiva e consequente melhora da saúde capilar.

    A Tricologia é a área da saúde formada por profissionais de diversas áreas que estudam e tratam alterações capilares como um reflexo da saúde global do organismo. O tricologista é um profissional que não enxerga o cabelo como um órgão isolado: podem ser cabelereiros , terapeutas, nutricionistas, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos que utilizam a saúde capilar como marcador de níveis de saúde. De acordo com a sua área de atuação, cada profissional pode colaborar tanto no diagnóstico como no tratamento das alterações capilares, com recursos técnicos e terapêuticos específicos. Todo paciente que apresenta alterações de volume, cor, estrutura, penteabilidade, queda, quebra, oleosidade deve procurar um tricologista. Antigamente o cabelo era visto como órgão isolado, sem função metabólica e os tratamentos eram meramente locais através de loções, vitaminas, bloqueadores enzimáticos (finasterida) e hormônais ( anticoncepcionais), com resultados superficiais e por um curto período. “A Medicina pré-genômica determinava que éramos vítimas do nossa herança genética e nada poderia ser feito. Toda queda de cabelo era considerada calvície genética sem cura”. Explica Dra. Elizete Kaffer. “Com o advento da Medicina pós-germômica e quântica na Europa e países orientais, descobriu-se que herdamos somente 20 mil genes expressivos, genes da saúde e da doença, que podem estar ativos ou adormecidos de acordo com fatores externos, ambientais, alimentares, stress e estilo de vida (fatores epigenéticos).

    Atualmente, a medicina preventiva epigenômica não espera o paciente ficar doente, mas busca determinar fatores epigenéticos bons e ruins para “acordar” os genes da saúde e eliminar os genes da doença. Através de exames biofísicos e epigenéticos simples, rápidos, indolores e acessiveis , utilizados na Europa há mais de uma década, a analise da condutibilidade elétrica dos tecidos ou uma simples amostra de mucosa da boca ou do bulbo capilar ( cell wellbeing) permite detectar, em poucos minutos, tanto as predisposições genéticas quando os fatores positivos e negativos, quanto a incompatibilidades alimentares, a conservantes, toxinas, infecções, inflamações, parasitas e radiações. Muitas vezes alimentos considerados saudáveis são geneticamente incompatíveis ao indivíduo e prejudiciais a saúde.

    “Não existem regras. É um tratamento personalizado de acordo com o código genético da pessoa. O tratamento visa uma mudança do estilo de vida, otimizando os alimentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, vestuário e hábitos de vida positivos e eliminando os negativos”, esclarece a Dra Elizete Kaffer. Esse tratamento, chamado “Programa de Otimização da Saúde”, se faz através do adormecimento dos genes da doença e ativação dos genes da saúde, além de beneficiar o paciente a curto e longo prazo, permite que esses genes sejam passados fortalecidos às gerações futuras . A saúde e beleza capilar vêm como um reflexo da otimização da saúde geral da pessoa.

    Dra. Elizete Kaffer - Médica Dermatologista, Tricologista e Terapeuta Quântica,

    Diretora do Instituto Shalon de Ensino e Pesquisa

    Consultora do Spa Quântico Shalon

  • Cells Wellbeing: exame de fios de cabelo indica tratamento de saúde e estético

    Um, dois ou até três bulbos de fios de cabelo: esse é o material usado pelo Cells Wellbeing, um exame simples e rápido, capaz de indicar soluções para o reequilíbrio da saúde. Para obter o resultado, o material é colocado em um sensor especial que o analisa por uma técnica chamada espectrofotometria. Os resultados são encaminhados para uma análise comparativa em um banco de dados na Alemanha.

    Em apenas 13 minutos, o teste epigenético do fio de cabelo gera um relatório personalizado com informações importantes sobre o organismo do paciente. O resultado serve como base para um tratamento especial de saúde, que dura 90 dias, e inclui um período de desintoxicação, remoção e reposição nutricional, otimização metabólica e imunológica.

    Na terapia, recomenda-se evitar alimentos e aditivos alimentares potencialmente tóxicos e indica-se as necessidades epigenéticas de vitaminas, minerais, predisposição a infecções, toxinas e radiações. “Nós indicamos os alimentos a serem ingeridos tanto para a reposição nutricional, quanto para a proteção do organismo aos agentes agressores. O objetivo é “acordar” os genes da saúde e “adormecer” os genes das doenças. Com isso, levamos a pessoa a níveis ótimos de saúde e excelência metabólica”, conta a idealizadora do SPA Quântico Elizete Kaffer.

    Indicado para todo tipo de pessoa que queira melhorar a saúde, o tratamento trabalha com o conceito Home Care, o que significa que parte da terapia é feita em casa com relatórios de autoanálise – produzidos pelo paciente a cada 30 dias – o que permite o acompanhamento da melhora clínica.

    Dra. Elizete Kaffer - Médica Dermatologista, Tricologista e Terapeuta Quântica,

    Diretora do Instituto Shalon de Ensino e Pesquisa

    Consultora do Spa Quântico Shalon

  • Campinas ganha SPA Quântico com terapias para harmonização do corpo e da mente

    O espaço conta com equipe multidisciplinar e aparelhos com tecnologia avançada que avaliam as vibrações do corpo e indicam as melhores terapias para os clientes.

    Harmonizar o corpo, a mente e o espírito: com esse objetivo, o SPA Quântico Shalon foi inaugurado este mês na cidade de Campinas, em São Paulo. Um espaço terapêutico que oferece terapias integrativas realizadas por fisioterapeutas, massoterapeutas, acupunturistas, nutricionistas, dermatologistas e tricologistas.

    Por meio desses profissionais, o SPA realiza procedimentos personalizados e conta com aparelhos de biofeedback - que avaliam as vibrações do corpo humano - e outros equipamentos capazes de orientar qual a terapia mais indicada para o reequilíbrio do organismo de cada indivíduo.

    Essas terapias englobam tratamentos faciais com ênfase no rejuvenescimento, remoção de manchas, rugas, acnes, oleosidade e harmonização facial; procedimentos para o corpo com destaque para destoxificação corporal no emagrecimento, drenagem linfática, flacidez, estrias, celulites e gorduras localizadas; e também cuidados com o cabelo, terapias contra quedas, caspa, seborreia, alopécia, dermatites e tratamentos pós-química.

    Aliás, a terapia capilar é uma das principais especialidades do SPA. Um dos destaques é o teste epigenético, um exame simples e rápido, realizado a partir da amostra do bulbo do fio de cabelo. O material é analisado por um equipamento, que encaminha e compara as informações com banco de dados europeu. Após esse estudo, é disponibilizado um relatório personalizado com informações genéticas dos alimentos tóxicos, conservantes, necessidades vitamínicas e minerais, presença de contaminação por vírus, bactérias, fungos etc.

    Nesse documento, é oferecido também um plano de desintoxicação, remoção, reposição e reabilitação por meio dos alimentos e também uma autoavaliação mensal, que permite o acompanhamento da melhora clínica.

    O SPA Shalon trabalha com o conceito Home Care, ou seja, parte da terapia é realizada pelo cliente em casa. “Muitos não têm tempo de ir sempre ao SPA. Por isso, nós realizamos o teste por meio do fio de cabelo e indicamos tudo o que o organismo da pessoa precisa. Ela vai fazer em casa os banhos, uma reeducação alimentar, melhorar a qualidade do sono, enfim, ser mais feliz”, afirma a idealizadora do SPA quântico Elizete Kaffer.