As vezes, achamos MUITO ESTRANHO, o cabelo enrolar na umidade, para entendermos como isto acontece, precisamos entrar no micromundo da HASTE CAPILAR.


O fio de cabelo é uma estrutura formada por QUERATINOCITOS, células escamosas semelhantes as da pele produzidas pelas CELULAS GERMINATIVAS do BULBO capilar e na área do BULGE desde a 12º. a 22º. Semana gestacional. A HASTE capilar possui 3 camadas :


•          Cutícula: camada mais externa de células unidas por lipídios (CERAMIDAS) que tem a função de proteger o cabelo da perda de água e entrada de substâncias estranhas; Responsável pelo brilho, maciez e penteabilidade
 

•          Córtex: parte intermediária, é quem define a estrutura, resistência e elasticidade do fio além de conter o pigmento responsável pela cor; composto principalmente por queratina e pontes químicas.A Queratina representa cerca de 90% da constituição dos fios de cabelo.

Forma-se a partir de aminoácidos, entre eles a tirosina, responsável por atrair e reter pigmentos e a cistina, que liga as estruturas que dão forma ao fio.
 

•          Medula: encontrada no centro da papila e vai diminuindo a medida que se aproxima da ponta do fio.
 

O cabelo é constituído de proteínas, água, lipídeos, aminoácidos ( queratina ) e de pigmentos; De acordo com a distribuição da queratina na fibra capilar, ocorre a formação de pontes químicas ( salinas , de enxofre e de hidrogênio ) responsáveis pelo formato da haste capilar.

 

Quanto maior o numero de pontes, mais encaracolado o cabelo.


A agua atua  no formato capilar de 4 modos:
 

1.       Porosidade - o cabelo normalmente hidratado, as escamas de queratina da CUTICULA estão fechadas, seladas pela CERAMIDAS. Quando  seco, as escamas abrem, permitindo o contato do meio externo com o CORTEX, desidratando-o também.
 

2.       Eletricidade estática – quando a cutícula  esta aberta/danificada e o cabelo mais seco, diminui o efeito isolante elétrico da queratina , aumentando a troca de cargas elétricas (efeito triboeletico) . Quando duas moléculas com cargas elétricas iguais se aproximam, ocorre repulsão entre elas e desestruturação da fibra capilar . Ao retirar uma roupa de material sintético, o cabelo tende a ficar elétrico.
 

3.       Plasticidade : o cabelo tem a propriedade de manter a forma estrutural da queratina que lhe foi dado por um certo tempo ( se um fio é enrolado, quando  solto mantém a sua forma ondulada).  Em combinação com a água e ao calor , esta propriedade permite a modificação do formato terciário – estrutural da queratina do cabelo, temporariamente.
 

4.       Elasticidade – A agua atua como lubrificante entre as moléculas de queratina do CORTEX, tornando o cabelo mais elástico. Quanto maior a quantidade de agua absorvida pela fibra capilar, maior a maleabilidade da fibra e consequente elasticidade.

 

O fio seco aumenta somente 20 a 30 % de seu tamanho antes de romper quando tracionado.  Isto é devido à estrutura da molécula de queratina ,chamada “queratina A” em seu estado natural que quando tracionada,  se estende em “queratina B” e retorna a sua forma inicial, como uma mola, quando o para alongamento.

 

Neste momento, o cabelo entra uma condição conhecida como fluxo , onde , quase  sem esforço , aumenta seu comprimento em quase 25 %.

 

Se o estiramento se mantem,  a queratina b começa a resistir, podendo  ser alongada 30% quando seco, 100% ( duplicar seu comprimento ) quando hidratado com agua fria e 200 a 300% quando hidratado em vapor d'água.

 
Um cabelo normal pode absorver mais de 30% do seu peso em agua. Se está danificado, esta capacidade aumenta para 45%, aumentando o seu comprimento em 2% e seu diâmetro 15 a 20% .

 

Esta capacidade de absorver agua, permite a indústria cosmética incluir moléculas, como tinturas - corantes no corpo do cabelo .
 

Ou seja, o fio sempre é permeável ao vapor de agua  presente no ar ambiente (umidade relativa do ar).

 

Mais curioso que esta propriedade tem um interessante aplicativo: o HIGROMETRO CABELO – aparelho usado para medir o grau de umidade relativa da atmosfera.

 

Este aparelho é constituído por um fio de cabelo ligado a uma agulha que mede a variação do comprimento do cabelo associada a absorção de vapor de agua, movendo um mostrador graduado .

 

Ou seja, a relação agua-cabelo vai muito além do efeito relaxante de um bom banho de cachoeira! 

Terapias de Desintoxicação

Terapias que promovem mais de 1.800 tratamentos, desde remoção de metais tóxicos específicos, cargas parasitárias virais, bacterianas, fúngicas até otimização de funções metabólicas.

Terapias Bioxigenativas

Terapias baseadas na oxigenação do couro cabeludo e das camadas da pele com objetivo de destoxificação, normalização e reabilitação terapêutica dos sintomas como queda capilar, psoríase, aderência do couro cabeludo.

Indução de Colágeno

Procedimentos terapêuticos que promovem uma remodulação do colágeno cicatricial e a indução de um novo colágeno. Excelente na melhora do aspecto de cicatrizes, rugas, marcas de expressão e estrias.